sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

ENVELHECENDO


De um minuto para outro despertamos e nesse despertar a primeira grande sensação de que estamos envelhecendo, nos olhamos no espelho, mas afinal na imagem refletida estamos sim com algumas rugas a mais, o frescor da juventude já não existe mais, a alegria de outrora também não é mais a mesma, mas... Será isso o pior de envelhecer?
Não, com certeza não é, já que podemos enxergar beleza própria de cada idade, e a maturidade também tem lá seus encantos. Muitos também podem amenizar essas “marcas” com procedimentos estéticos, mas... Sentir que estamos envelhecendo vai muito além das rugas que teimosas nos marcam as expressões.   
Despertamos para a nova realidade quando percebemos que muitos afetos não estão mais conosco, olhamos para trás e dos nossos pais só nos resta a lembrança de tempos felizes, percebemos que nossos irmãos já não estão mais todos por aqui, uns já fizeram a viagem de volta, os que aqui estão, assim como nós também já estão com os cabelos embranquecidos pelo tempo, isso sabemos que tem jeito,...
Percebemos que envelhecemos quando os filhos vão um a um saindo da casa que os abrigava com tanto carinho, é a ordem das coisas, cada um indo “cuidar da vida”, ganhar o mundo, aí olhamos para nosso lar, antes com pouco espaço, agora com espaço sobrando.
Percebemos que estamos envelhecendo cada vez que nos despedimos definitivamente no plano físico de um amigo querido, de alguém que compartilhamos nossa infância e juventude...
Percebemos que estamos envelhecendo quando vamos que de tempos em tempos, e as vezes em pouco tempo, perdemos mais um ente querido...
Percebemos que estamos envelhecendo quando ouvimos mais noticias de doença entre os da nossa idade, a tempos atrás as noticias eram que uns estavam na faculdade, outros se tornavam pais, e alguns estavam casando, agora nessa fase as noticias da nossa idade são bem diferentes, alguns se tornaram avós, mas também estão sofrendo de algumas dores da idade, e muitos precisaram de algum tipo de tratamento por algum incomodo que antes nem se imaginava que existisse.
Percebemos que estamos envelhecendo também pelo numero de vezes que tristemente levamos mais um a sua última morada terrena, podemos perceber que antes quase não íamos ao cemitério, mas agora frequentamos esse triste lugar com mais frequência. Mesmo sabendo que ali só está o corpo físico, que o espírito vai muito além disso e nós ainda extremamente apegados a tudo de material sofremos...Mesmo sabendo que um dia estaremos nos reunindo a esses afetos o coração ainda dói com a ausência de tantos a que nos deixaram...
Enfim, envelhecer é sempre perder? Perde-se a beleza, o vigor? Sim, mas ganha-se em experiência, em sabedoria... Mas percebe-se que com todas as perdas e ganhos o que fica de mais concreto nesse envelhecimento é a saudade, parece que a palavra velho é igual a palavra saudade.
E assim seguimos em frente, na certeza de que estamos a cada dia mais próximos de envelhecer, de sermos a cada dia mais saudosos.
Se nascer faz parte da vida, envelhecer é a consequência dela, aproveitar cada fase com alegria, vivendo cada dia de uma vez e encarar com naturalidade todo esse processo.
Assim seguiremos... Percebendo que estamos envelhecendo.

Pelo Espírito Otávio.

Psicografia recebida em 2019.                                     
            Médium: Débora.

12 comentários:

  1. Como posso receber uma carta de meu pai que faleceu no dia 06/11/2014. Gostaria muito? Agradeço a atenção.me chamo Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderemos tentar, mas prometemos nada. Estamos muitos pedidos. Por favor me passe nome, idade, data e causa do desencarne. E na parte direita dessa página existe uns links que você pode pedir carta.

      Excluir

  2. Queria uma mensagem de meu avô que morreu ano passado e não tenho tido bons sonhos: João Abreu Lima Filho, faleceu aos 77 anos em 13/07/2018. Muitos da família tem tido sonhos ruins.

    ResponderExcluir

  3. Queria uma mensagem de meu avô que morreu ano passado e não tenho tido bons sonhos: João Abreu Lima Filho, faleceu aos 77 anos em 13/07/2018. Muitos da família tem tido sonhos ruins. Desencarnou após 47 dias padecendo na UTI de um hospital.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Sr.Marcos Antonio gostari muito de receber notícias de uma amiga q faleceu a 4 anos.
    O nome dela é Rosângela Soares Aversa nasceu em 22/05/1970 nos deixou muito nova em 25/01/2014 eu sinto muita falta dela ela é minha melhor amiga sofro muito por não ter notícias dela.Me ajude porfavor fico no aguardo.Obrigada

    ResponderExcluir